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outubro 09, 2024

Eletrodoméstica (2005)

 


Título original: Eletrodoméstica
Direção: Kleber Mendonça Filho
Sinopse: Volte aos anos 90 em um Recife pós-urbano, sem maracatu, com muito prédio e trânsito, onde o melhor suingue é o das máquinas de lavar - e é irresistível.


Eletrodoméstica (2005), curta-metragem de Kleber Mendonça Filho, é um retrato intenso e sarcástico do cotidiano da classe média brasileira dos anos 90, explorando o ambiente familiar e a obsessão pelo consumo. Filmado em Recife, o curta enfatiza a presença de eletrodomésticos na vida de uma família, revelando o impacto social e psicológico dessa relação com os bens materiais.

O filme utiliza enquadramentos que remetem à publicidade e ao voyeurismo, explorando cenas do lar e da intimidade da protagonista (Magdale Alves) através de uma direção de arte que se concentra em cores saturadas e no uso constante de música ambiente, evocando uma aura de apatia. Essa estética cria um ambiente claustrofóbico, onde o som e o cenário se tornam protagonistas, sendo os eletrodomésticos uma metáfora para a alienação e a rotina entediante da vida moderna, características da obra de Kleber Mendonça Filho​.

Tecnicamente, Eletrodoméstica aposta em cenas de intimidade que, embora possam carregar uma crítica ao consumismo, se perdem em detalhes que parecem gratuitos, incluindo momentos de conteúdo sexual desnecessário. Esse elemento aparece deslocado, sem uma razão clara na narrativa, o que enfraquece a experiência. Embora o curta tenha recebido inúmeros prêmios, como no Festival de Curtas de São Paulo e no Mix Brasil, a inclusão desse conteúdo compromete a sutileza do curta, tornando-o apelativo em algumas passagens​.

Apesar das conquistas técnicas, como o som elaborado e o design de produção que emula a estética dos eletrodomésticos, Eletrodoméstica se perde ao tentar transformar o ordinário em uma crítica visualmente estimulante, mas emocionalmente distante. A rotina maçante, que poderia ser transformada em uma crítica contundente à sociedade de consumo, acaba ofuscada pela ênfase em detalhes visuais e escolhas narrativas que não se justificam plenamente.

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